Samu de Ilhéus inaugura nova sede na litorânea norte nesta sexta-feira

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus já estará funcionando em uma nova sede, localizada na avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. As últimas adaptações estão sendo realizadas e a solenidade de inauguração da nova instalação ocorrerá nesta sexta-feira (5), às 11 horas, com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, de autoridades e da comunidade ilheense.

 

Segundo o secretário da Saúde do município, Ronaldo Lavigne, a mudança foi realizada para melhorar a qualidade e diminuir o tempo do atendimento, bem como acelerar o processo de regionalização do Samu. O secretário ressaltou, ainda, que a nova sede, com demandas específicas, foi um dos critérios para a regionalização. O processo já foi iniciado e aprovado junto ao Ministério da Saúde, e reuniões para os acertos dos últimos detalhes já estão sendo realizadas.

 

Na manhã desta quarta-feira (3) foi feita a apresentação das novas instalações com a presença do secretário Ronaldo Lavigne, da diretora do departamento de Média e Alta Complexidade, Ingrid Nascimento, da diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando de Souza, e do secretário da Saúde do município de Santa Luzia (um dos integrantes da regionalização), Gilberto Loureiro.

 

Segundo o diretor-administrativo do Samu em Ilhéus, Edson Bastos, a regionalização do Samu ilheense atenderá uma área microrregional com 21 municípios, beneficiando um total de 720 mil habitantes. Cidades como Canavieiras, Una, Itacaré e Valença fazem parte dessa microrregião. Todos os municípios integrantes receberão uma ambulância de unidade básica ou de unidade avançada. O Samu de Ilhéus realizará a regulação dos atendimentos nesses municípios, através da central de atendimentos 192.

 

Edson Bastos esclarece, ainda, que a regionalização representa um grande avanço para a região, já que essas cidades não possuíam atendimento móvel de urgência, além da geração de empregos, destinação de mais verbas e estrutura para o Samu da cidade de Ilhéus. A regionalização do Samu é um projeto de âmbito nacional do Ministério da Saúde e que já ocorre também em outras regiões da Bahia, a exemplo de Eunápolis que é a cidade reguladora daquela região.